segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018


   Uma particularidade da matéria escura é que, sabemos que ela existe, não podemos detectar fisicamente, porém ela influencia o universo. A certeza que da existência de tal matéria, seria pela influência gravitacional, porém, sem corpo físico por perto. Nesse ponto de vista surgiu o paradoxo, que para haver influência gravitacional seria necessário a existência de matéria ao redor. Mas isso intrigou por muito tempo os cientistas, entretanto, o universo que conhecemos tem 23% matéria escura, 72% de energia escura e 5% é toda a matéria que conhecemos aqui, as coisas que podemos ver e tocar como: planetas, estrelas, nossa casa, carros, etc.  

   A Matéria Escura não emite e nem absorve luz. Na cidade de Sudden Minnesota nos Estados Unidos, existe o Laboratório Nacional de Sudden, 740 metros abaixo do solo e nesse local realizou-se um experimento, toda essa profundidade para não haver interferência com os raios cósmicos que vem do espaço e chegam até o nosso planeta.



   O Professor Fritz Zwicky, nascido em 14 de fevereiro de 1898 em Varna na Suíça e faleceu em 8 de fevereiro de 1974, foi quem descreveu primeiro a matéria escura no ano de 1933. Que naquele momento ele deu o nome de "MATÉRIA FALTANTE", hoje conhecida como MATÉRIA ESCURA. Segundo sua observação no ano de 1933, analisou um aglomerado de galáxias e percebeu uma velocidade muito grande da galáxia, só que para haver tamanha velocidade, deveria existir uma quantidade de massa muito maior do que aquela que era visível em seu telescópio. Algo estava faltando, a rotação era muito maior do que o esperado. Esse paradoxo, foi provado mas mesmo assim outros cientistas não deram muita atenção, por causa da tecnologia da época, sem equipamentos adequados era impossível provar a existência de tal fenômeno como foi descrito.

   Da mesma forma que sabemos que a luz sofre uma distorção ao passar por uma matéria muito grande, a luz sofre curvatura, então, foi utilizado testes que mostram que em locais onde não tem massa alguma a luz era distorcida, algo existia no local. Isso decorrente da matéria escura existente no espaço. Essas curvaturas estão emaranhadas, formando uma teia e as teias formam o caminho da matéria desconhecida.

 O universo que conhecemos muitas vezes não parece obedecer a determinadas regras já determinadas por nossos conhecimentos. O meio científico deve ter muito cuidado ao dar declarações, porque, muita coisa que é descoberta hoje, e catalogada como "A", num futuro poderá ser descoberto que é "B". O universo é muito vasto, desconhecido, misterioso, acredito que a cautela é preciso diante das anomalias espaciais existentes. 

Fontes: Wikipedia - Fritz Swicky
Canal Youtube: Ufologia / Física Brasil
Estou aberto a debate: camposandrade73@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elon Musk uma Odisseia Espacial

  Elon Musk e a SpaceX: Uma Odisseia Espacial Elon Reeve Musk, nascido em Pretória, África do Sul, em 28 de junho de 1971, é um nome que res...